Pelos próximos 30 dias o presidente da câmara de Santa Maria do Suaçuí, vereador Jaci da Silva Pinto (MDB), eleito no dia 1º janeiro vai ocupar o cargo de prefeito da cidade, depois de ter tomado posse na manhã desta quinta-feira (03), em mais uma reunião do legislativo na Câmara Municipal.
Jaci assumiu o cargo de Chefe do Executivo depois que o prefeito João Lopes Nunes Filho (PV), como João Fidel, protocolou carta de renúncia na tarde dessa quarta-feira (2).
A carta redigida pelo prefeito foi entregue na Câmara pelo irmão dele, Eunilton Lopes de Sena, e pelo sobrinho e advogado, Einstein Lopes que explicou os motivos que levaram o tio a renunciar. “Ele estava fazendo tratamentos médicos e, somado à instabilidade do governo, reuniu os familiares e discutiu a questão. Por motivos pessoais de saúde ele chegou a conclusão que não possuía condições de gerir o cargo”, explicou.
João Fidel era vice na chapa que tinha Rodolfo Lima Neto como prefeito. Com a morte de Rodolfo ainda no início do mandato, João assumiu o cargo em fevereiro de 2017.
De acordo com a Câmara Municipal, o vereador Jaci da Silva Pinto assume a Chefia do Executivo de forma temporária. O artigo 93 da Lei Orgânica do Município aponta que, havendo vacância do cargo de prefeito nos últimos dois anos do mandato, uma nova eleição deve ser realizada em 30 dias em caráter indireto. Ou seja, os vereadores vão eleger o novo prefeito da cidade.
Por G1/Edição Folha