O Pe. José Aparecido dos Santos foi homenageado na comarca de Peçanha com a medalha “Desembargador Hélio Costa”, no dia 24 de novembro. A homenagem contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Eustáquio, Fernanda Dourado, a delegada da polícia civil e demais autoridades.
Quem entregou a honraria ao pároco da Paróquia de Santo Antônio de Peçanha foi o juiz Roberto Troster Rodrigues Alves, diretor do fórum de Peçanha.
Instituída pelo tribunal de justiça do estado de Minas Gerais a medalha “Desembargador Hélio Costa”, criada pela resolução n° 296/1995 altorga bienalmente em todas as comarcas do estado, visando homenagear o trabalho meritório de pessoas que em prol da construção de uma sociedade justa e fraterna, integrando assim a comunidade local e estabelecer uma aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, além de prestar homenagem ao Desembargador Hélio Costa.
Sua primeira entrega ocorreu em 1996. A escolha dos agraciados é feita por uma Comissão presidida pelo Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca; um Promotor da Comarca, um representante local da OAB-MG, pelo prefeito e pelo presidente da Câmara Municipal. O Desembargador Hélio Costa é o atual Superintendente da Memória do Judiciário Mineiro e já ocupou os cargos de Corregedor-Geral de Justiça e de Presidente do TJMG.
Sobre o Padre
Pe. José Aparecido dos Santos, nasceu no município de Frei Lago Negro, em 27 de novembro de 1971 e foi ordenado presbítero na diocese de Guanhães em 28 de abril de 2001e na cidade também foi pároco na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Concluiu seus estudos filosóficos e teológicos no seminário Nossa Senhora do Rosário em Caratinga.
O pároco já passou como presbítero pelas paróquias de São Sebastião do Maranhão, Nossa Senhora da Pena em Rio Vermelho, São José de Jacuri, São Pedro do Suaçuí e Nossa Senhora mãe dos Homens de Materlândia.
Atualmente é o coordenador diocesano de pastoral. Dentre os trabalhos prestados à comunidade de Peçanha, destaca-se o atendimento às inúmeras comunidades rurais e o atendimento semanal aos doentes do hospital do município, que recebe pessoas de várias cidades da região, visitas ao presídio local, onde vem realizando um trabalho de evangelização dos presidiários da comarca.
Por Pascom Diocese de Guanhães e JusBrasil/ Edição Folha