Quem, no trajeto Guanhães X Belo Horizonte, nunca fez uma parada para lanchar ou mesmo tomar um cafezinho na Lanchonete Tia Eliana,em Santa Maria de Itabira? A parada virou quase uma tradição para muitos moradores de Guanhães que frequentam a capital ou vice e versa.
Na manhã desta segunda-feira (25), a Tia Eliana, uma das fundadoras da rede de lanchonetes, morreu aos 84 anos. Eliana Bretas de Assis enfrentava problemas de saúde há cerca de um mês e faleceu por insuficiência renal, em casa. Ela foi velada em sua própria residência, no Centro de Santa Maria de Itabira e foi sepultada no final da tarde de ontem (25) no cemitério da cidade.
A Rede tia Eliana começou suas atividades no interior de Santa Maria de Itabira. Já são quase quatro décadas de atuação no ramo alimentício. Em 1978 foi aberta a ‘Cantina Tia Eliana’, primeira lanchonete da rede. A empresa familiar cresceu de forma promissora e hoje mostra sua importância para o desenvolvimento do município.
A Rede Tia Eliana atualmente é composta por 17 lojas espalhadas por Minas Gerais, uma delas situada em Guanhães. No total, 700 funcionários integram a rede. Em Santa Maria de Itabira, a Tia Eliana é a maior empregadora da cidade, gerando renda para mais de 400 famílias. A empresa foi homenageada no carnaval 2018 pela Escola de Samba Unidos do Poção, que levou para as ruas de Santa Maria um enredo enaltecendo a empresa, sua fundadora e os colaboradores.
Nas redes sociais, os colaboradores prestaram homenagens: “Tia Eliana é amor, pois sua vida sempre foi rodeada de pessoas que ajudaram a construir e estampar sua marca . Nosso legado é manter sua essência de amor e simplicidade em tudo que faz, e assim continuaremos sua história. Estamos tristes e em luto pela partida dela, mas com o sentimento de que ela cumpriu lindamente o seu mandato. Com carinho, competência e, principalmente, amor, seguiremos a receita da Tia Eliana”, disse a uma publicação.
Por Defato Online/Edição Folha
Foto: Reprodução Defato Online