O Governo de Minas, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), acaba de lançar a campanha de prevenção a incêndios florestais. Com o tema “Quando a natureza sufoca, quem não respira é você”, a iniciativa apresenta peças publicitárias com mensagens educativas nas redes sociais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) - @meioambienteminasgerais - e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) - @bombeirosmg -, parceiro na iniciativa.
“A campanha tem foco nos sérios danos causados pelo fogo criminoso, capaz de consumir a vegetação, matar animais, secar nascentes, entre outros prejuízos ambientais, e ainda agravar doenças respiratórias na população”, diz o diretor-geral do IEF, Antônio Malard.
A divulgação da campanha coincide com o período crítico para a ocorrência de incêndios, que se estende até novembro, devido à estiagem. A temporada de incêndios florestais ocorre todos os anos com início em julho, atingindo o pico de ocorrências nos meses de setembro e outubro. O intervalo é marcado pela baixa incidência de chuvas e ressecamento da vegetação, além da baixa umidade relativa do ar, o que propicia maior número de focos de fogo.
Outras medidas
Somam-se à campanha outras ações do Estado para prevenção e combate a incêndios. Nesta semana, por exemplo, o IEF finaliza a avaliação de documentos dos inscritos no Processo Seletivo de Brigadistas Temporários. O resultado da 3ª etapa do processo foi publicado em 22/7.
Por Agência Minas/Edição Folha