A UFVJM está preparada para a realização de análises laboratoriais para o diagnóstico do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que provoca a Covid 19. A universidade passou pela etapa de validação e faz parte, efetivamente, da REDELAB COVID-19, coordenada pelo único laboratório público em Minas Gerais - a Fundação Ezequiel Dias (Funed). Os trabalhos tiveram início nessa segunda-feira (20).
A UFVJM inicia o trabalho com insumos próprios para a realização de 200 testes, adquiridos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), atendendo primeiramente amostras de casos mais graves. Mas essa capacidade será ampliada com a aquisição de insumos através de repasses financeiros no valor de R$ 925 mil que a UFVJM recebeu do Ministério da Educação (MEC), para apoiar várias ações de enfrentamento da COVID-19.
Além de recursos para a compra emergencial de insumos, a PRPPG acordou a disponibilização de equipamentos multiusuários, dentre eles o RT-qPCR, de equipe técnica, tecnologia e conhecimento técnico-científico.
O diretor de Pesquisa da UFVJM, professor Danilo Bretas, que está à frente do trabalho de análises laboratoriais para o diagnóstico do novo coronavírus, destaca ainda o envolvimento fundamental da Faculdade de Medicina de Diamantina (Famed) e dos departamentos de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS).
Início, treinamento e processo
Para começar a receber as amostras, a UFVJM se cadastrou no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), que a Funed utiliza para gerenciar as amostras e onde também serão disponibilizados os resultados.
Outra obrigatoriedade foi disponibilizar o fluxo de entrega das amostras, definido em conjunto com a Superintendência Regional de Saúde (SRS), que tem sede em Diamantina. O trabalho de diagnóstico pretende atender os 31 municípios da macrorregião do Jequitinhonha. “Designamos, a princípio, o fluxo das amostras para as Casas de Saúde de Diamantina. Esperamos definir as formas de participação dos demais municípios já nesta semana”, explica a professora Valéria Gomes de Almeida, coordenadora do Laboratório-Escola de Análises Clínicas.
As análises tiveram início nessa segunda-feira (20), e estão sendo realizadas no Núcleo de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Laboratório-Escola de Análises Clínicas, do curso de Farmácia, que possui estrutura destinada à pesquisa e projeto arquitetônico voltado para a rotina laboratorial.
Para a realização dos diagnósticos, uma equipe de 24 pessoas foi montada, formada por pesquisadores voluntários da área de Saúde da universidade - professores, técnicos administrativos e alunos de pós-graduação -, que passou por treinamento específico para o diagnóstico molecular do novo coronavírus e por treinamento de biossegurança. Toda a equipe também foi testada e está negativa em relação à doença.
Por UFVJM/Edição Folha
Foto: UFVJM