Diamantina inaugurou na tarde da última segunda-feira (07), a Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal (UAA), na cidade. O órgão já está funcionando temporariamente em salas cedidas pela no segundo andar do Campus da Universidade do Estado de Minas – UEMG, localizada no Centro. Agora o município estuda instalar uma Vara Federal em substituição à UAA.
A Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal foi instalada para reduzir o número de processos hoje em tramitação, cerca de 1.800, e agilizar seus andamentos fazendo com que as pessoas não precisem ir até Belo Horizonte ou Sete Lagoas para participarem de audiências.
As audiências agora serão feitas em Diamantina por videoconferência e caso precise, um juiz será deslocado para acompanhar os trabalhos. A UAA vai realizar perícias em parceria com a Prefeitura de Diamantina que cederá médicos e vai fazer também a tramitação de processos referentes à União.
A UAA ficará vinculada administrativamente a Subseção Judiciária de Sete Lagoas. Processará e julgará ações de competência dos Juizados Especiais Federais, que poderão ser ajuizados por cidadãos domiciliados nos municípios que pertencem atualmente à jurisdição da SJMG e que se localizam a uma distância de quase 300 km de Belo Horizonte, sendo eles: Diamantina, Alvorada de Minas, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Gouveia, Monjolos, Presidente Kubitschek, Santo Antônio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serra Azul de Minas e Serro.
Por ASCOM Diamantina/Edição Folha