Na manhã da última sexta-feira, dia 8 de junho, uma parceria entre diversas autoridades foi firmada em Diamantina, para a realização do Projeto de Atendimento Integral à Mulher com a participação da Guarda Civil Municipal da cidade histórica.
Estiveram presentes na reunião, o prefeito de Diamantina, Juscelino Roque; o delegado regional de Polícia Civil, a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulheres (DEAM), o secretário municipal de Governo, e um representante da Guarda Civil.
A primeira ação do projeto consiste na presença de uma guarda municipal – é necessário que seja uma mulher –na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, integrando a equipe de atendimento às vítimas de violência doméstica. Essa guarda municipal vai atender as mulheres e formalizar o registro de ocorrência em um ambiente especializado. Os trabalhos começam já neste mês.
Em um segundo momento do projeto, a Guarda Civil vai integrar a Patrulha de Proteção à Mulher, com a participação de todos os membros da corporação. Dentro da parceria, a Polícia Civil vai promover um treinamento para todos os guardas municipais para capacitá-los ao atendimento às vítimas de violência doméstica.
“A mulher vítima de violência doméstica, muitas vezes, acaba sendo ainda mais vitimizada pelo poder público ao não encontrar um atendimento adequado. Temos de ter esta preocupação e trabalhar em parceria para não permitir que isso aconteça”, declarou o prefeito Juscelino.
Por Folha com ASCOM Diamantina