Durante as 24h do dia e os sete dias por semana funcionam as barreiras sanitárias nos quatro pontos de acesso ao município de Conceição do Mato Dentro. Instituídas pelo Decreto Municipal Nº32/2020, as barreiras são coordenadas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) para conter a disseminação e contágio do novo coronavírus (COVID-19).
As ações envolvem a participação de profissionais da saúde pública em parceria com a Defesa Civil, polícia militar e demais agentes a serviço da instituição.
Todos os carros que tentam adentrar a cidade passam por uma blitz educativa. Para fins de monitoramento, os ocupantes do automóvel têm os nomes registrados, bem como os dados do veículo. Em caso de sintomas do COVID-19, como febre ou sinais de gripe (tosse ou coriza), o cidadão receberá monitoramento da equipe da saúde. Aqueles que não apresentam sinais da doença estão sendo orientados a cumprir quarentena, ou seja, isolamento domiciliar.
O protocolo adotado durante o monitoramento dos profissionais nas barreiras é aplicado apenas em cidadãos conceicionenses e demais moradores que possuem residência fixa no município. Entretanto, as medidas restritivas continuam em vigor, desta forma, ou seja, de acordo com informações divulgadas pelo município, ainda não é permitida a entrada de visitantes na cidade.
Além de Conceição do Mato Dentro, cidades como Virginópolis e Materlândia, também já realizaram Barreiras Sanitárias com Blitz Educativa.
Por ASCOM CMD/Edição Folha