A chuva que atinge Minas Gerais desde quinta-feira (23), tem provocado estragos e deixado à população em estado de alerta. O estado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), segue em Alerta Laranja, o que significa acumulado de chuva, podendo ocorrer precipitações entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o que traz risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Na quinta-feira (23), de acordo com um noticiário local, um deslizamento de terra ocorreu em um trecho da BR-120, que liga as cidades de Santa Maria do Suaçuí e Água Boa, impedindo a passagem de veículos no local. Foi necessário uma Retroescavadeira parar retirar as rochas que caíram no deslizamento, mas o trecho ainda ficou tomado de lama, exigindo atenção redobrada por quem passava no local.
Na MGC-120, estrada que liga Itabira a Santa Maria de Itabira e Ferros, a Polícia Militar Rodoviária registrou queda de barreiras nos KM 385, 413 e 408. Além disso, uma grande pedra desmoronou no meio da pista no KM 395 da MGC-120.
Na MGC-010, na região de Conceição do Mato Dentro, próximo à entrada de Tijucal, parte da pista cedeu.
No trecho da MG-229 que liga Senhora do Porto a Dom Joaquim, as melhorias paliativas feitas pelo DEER-MG não foram suficientes para suportar as fortes chuvas. Motoristas ficaram atolados na estrada de terra, que está repleta de lama. Internautas que passavam pelo local registraram o momento em que pessoas tentavam retirar um dos carros atolados. Um ônibus de linha intermunicipal também não conseguiu passar pela estrada e ficou preso.
Em São Sebastião do Maranhão grande parte de estrada de terra que liga o povoado de Santa Luzia até Viturino cedeu, dificultando a passagem de veículos no local. De acordo com um morador do povoado, o local já estava danificado, mas com as chuvas, a estrada acabou cedendo na quinta-feira (23). O trecho fica próximo a Fazenda Bela Vista.
Em Água Boa, de acordo com relatos de uma moradora, as duas pontes da estrada de terra que leva a Ribeirão do Pegos, foram levadas pela chuva.
Em Capelinha nesse domingo (26), durante a chuva, dois homens ficaram feridos. Um deles é o vereador Cleuber Luiz, que caiu em uma cratera na rua Nilo Peçanha, no bairro Piedade. Ele sofreu escoriações, principalmente do lado esquerdo do corpo, e foi socorrido e levado ao hospital. Após ficar em observação, foi liberado e se recupera em casa.
Já o outro homem, o senhor Sinésio Barbosa, foi atingido pela queda de um muro na Praça Norma Pimenta, no Centro. Ele teve complicações no braço esquerdo, passou por cirurgia e permanece internado. Segundo sua esposa, Elza, a vítima está bem, mas precisará ficar internado por alguns dias.
Em Guanhães, até o momento, a reportagem da Folha não teve conhecimento de nenhuma ocorrência grave.
Por Folha com Portais de Notícias