O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A medida, segundo a pasta, é para conter os casos mais graves e internações pela doença.
Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque. O ministério recomenda que seja mantida a prioridade para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe.
A Campanha Estadual de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio. Por enquanto, em Guanhães as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde para pessoas pertencentes ao público prioritário da Campanha:
- Crianças (6 meses a menores de 6 anos);
- Gestantes e puérperas;
- Idosos com 60 anos ou mais
- Trabalhadores de saúde;
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente, a partir de 12 anos;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas;
- Pessoas em situação de rua;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas.
Essas pessoas devem se dirigir até sua Unidade de Saúde, munidas de cartão de vacinação e CPF. Os grupos Trabalhadores da Saúde, Professores, Profissionais das Forças de Segurança e Forças Armadas serão vacinados mediante apresentação de Declaração de Vínculo. O Modelo será fornecido pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica às coordenações dos estabelecimentos.