Nesta semana servidores da Educação Estadual que residem em Guanhães acionaram a reportagem da Folha para relatar suas dificuldades ao tentarem abrir uma nova conta salário no Banco Itaú, onde a partir de janeiro passa a ser feito os pagamentos do Estado que eram realizados Banco do Brasil.
A professora Vanete Domingos explicou à reportagem da Folha que os servidores estaduais podem até fazer a portabilidade para outros bancos, mas obrigatoriamente terão que abrir uma conta salário no Banco Itaú até o final de novembro, para receberem o pagamento a partir de janeiro, já que o Governo do Estado transferiu para lá a Folha de Pagamento.
A guanhanense contou que isso já aconteceu anteriormente, quando o governo tirou o pagamento do Itaú para o banco do Brasil. Na época, Vanete contou que muitos servidores tiveram que pagar altos valores pela manutenção da conta que ficou inativa durante meses, inclusive a dela.
Mas o problema atual dos servidores em Guanhães é outro: horas e horas na fila sem sucesso. “A Agência do Itaú em Guanhães é a única da região, e por isso está muito difícil. Tenho colegas que residem em outras cidades que não estão passando pelo mesmo problema. Gostaríamos que o banco fizesse um atendimento diferenciado para os servidores públicos, já que a agência não está conseguindo atender a toda demanda. Uma sugestão seria a realização de um mutirão fora da agência para atendimento dos servidores. Isso já foi feito pelo Banco do Bradesco em Guanhães, que inclusive fez uso da Loja Maçônica”, afirmou Vanete.
A reportagem da Folha teve acesso a um áudio de outro servidor da cidade, contando como foi sua experiência ao tentar abrir a conta salário. Ele pede a atenção do Governador para o que está acontecendo.
“Eu quero fazer um apelo (...) quem sabe através disso chega à sensibilidade do nosso governador de Minas. Três dias eu saí de casa 5h para conseguir achar uma vaga na fila para abrir uma conta no Banco Itaú. Três dias já. Não consegui. Pego serviço 12h, cheguei lá 4h40min e não consegui abrir esta conta. Não chega na vez da gente antes do horário da gente ir trabalhar. Se o Governo quer isso, porque ele não disponibiliza um atendimento exclusivamente para o funcionário do Estado? Uma servidora ficou de 05h às 19h para abrir a conta. Ela correu o risco de perder o dia de serviço. Para abrir esta conta, vamos ter que perder um dia de serviço. Sinceramente eu já penso em desistir desta conta. Do jeito que está não tem lógica. Nosso governador poderia olhar com os próprios olhos o que está acontecendo com o servidor em Guanhães”, desabafou.
A reportagem da Folha vai encaminhar as demandas ao Governo do Estado.
Por Folha
Foto: Folha