O Governo do Estado informou ao Sind-UTE/MG, nessa segunda-feira dia 25 de junho, o pagamento da primeira parcela do salário dos aposentados e a segunda parcela dos salários da educação para quem está na ativa e também para aposentados nesta segunda-feira.
Conforme decisão do Congresso do Sind-UTE/MG, a categoria paralisou suas atividades no dia 11 de junho em função do não pagamento da primeira parcela dos salários no 5º dia útil do mês.
A decisão, tomada na maior instância do Sindicato, teve o objetivo de pressionar o governo a retornar o pagamento para o 5º dia útil do mês. Em Guanhães, manifestações foram realizadas envolvendo servidores da maior cidade da região e de cidades vizinhas.
Na sequência, o governo antecipou o pagamento da segunda parcela para os/as servidores/as da Fhemig e Segurança Pública sem resolver a falta de pagamento na educação. Após intenso processo de cobrança, mobilização e denúncia, o governo realizou o pagamento da primeira e da segunda parcelas dos salários da educação nos dias 25 e 26 de junho.
O governo foi notificado da paralisação e também dos seus motivos. Considerando que as duas parcelas dos salários foram pagas para a categoria, incluindo aposentados/as, o Sind-UTE/MG, encaminhando a deliberação do Congresso, informa o retorno das atividades nas escolas estaduais, Superintendências e Órgão Central da Secretaria de Educação nesta quarta-feira, dia 27 de junho.
A informação foi confirmada por uma das integrantes do movimento em Guanhães, Adriana Santana. A categoria informa que ainda continuará a luta pelo direito de receber seu salário em dia, sem exclusão de nenhum setor da categoria.
Por Folha com informações SINDUTE-MG