A Secretaria de Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, divulgou nessa segunda-feira (21), o resultado da última instalação de armadilhas ovitrampas em Guanhães realizado no período de 14 a 18/01/2019.
A combinação de altas temperaturas e chuvas é perfeita para a procriação do mosquito. Por isso, o período de maior atenção quanto às infestações pelo mosquito Aedes, é a partir de agora.
Neste ano, segundo o setor, a preocupação é muito maior, pois o vírus que está circulando no estado é o tipo 2 (Dengue 2). Minas Gerais nunca viveu uma epidemia pelo vírus tipo 2, e o receio é não saber como uma epidemia como esta se apresentará por aqui. O que se sabe é que ele parece ser mais agressivo para crianças.
Desta forma, a melhor maneira de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes é através de eliminação dos criadouros! Importante lembrar que mais de 90% dos focos positivos encontrados são em criadouros dentro de casa e criadouros no nível do solo, ou seja, acessível a todas as pessoas.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Neusa Mendes, no último monitoramento realizado através das armadilhas ovitrampas, o resultado foi muito preocupante, pois praticamente em todos os bairros instalados na cidade o resultado foi positivo.
Por isso, o município solicita a parceria de todos para eliminação dos focos. Confira a relação dos bairros positivos, lembrando que o mosquito voa num raio de 400 metros:
- Bairro Pito: Toda a Rua Bruno Glória, Gabriel Lott,
- Bairro Vista Alegre no Pito: Rua dos Girassois, Rua das Camélias, e Rua G.
- Bairro Bom Sucesso: Rua 8.
- Bairro Colina Verde: Rua Primavera.
- Bairro Alberto Caldeira: Rua Getúlio de Carvalho e Rua Alberto Caldeira.
- Bairro Alvorada: Rua Adelino Coelho e Rua Padre Café.
- Bairro Village: Rua Horácio Soares e Rua Pedro Pires.
- Bairro Nações: Rua Peru e Rua Argentina.
- Bairro Matadouro: Av. Milton Campos e Rua Álvaro Cândido.
- Bairro Cruzeiro: Rua Uberada e Rua Pio Ferreira.
- Bairro Alto do Cruzeiro: Rua do Cruzeiro.
- Bairro Guanhães: Rua capitão Bernardo.
- Bairro Miguel e Almas: Travessa Serafim P. Silva
- Bairro Nova União: Rua Hermes Claudionor, Rua Elias de Sena, Rua Antônio Ribeiro Pereira Filho.
- Bairro Alto do Rosário: Rua Lindolfo Coelho.
- Bairro Expansão: Rua Wantuil Caldeira e Rua José Ventura.
- Bairro Lourdes: Rua Alcindo Pereira.
- Bairro Santa Tereza: Rua 21 de Abril.
- Bairro Centro: Av. Milton Campos na altura do Posto Tio Patinhas ate início da BR 120.
- Bairro Rio Vermelho: BR 120.
- Bairro Bela Vista: BR 120 e Rua 17.
Neste período o aparecimento de sintomas das doenças deve ser observado:
Dengue - febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira.
Chikungunya - sintomas clinicamente semelhantes aos da dengue, sendo eles: febre alta, dor muscular intensa, dor de cabeça, enjoo, fadiga e manchas avermelhadas pelo corpo. O que difere as duas doenças, porém, são as fortes dores nas articulações (poliartrite).
Zika - causa febre baixa, hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) sem secreção e sem coceira, artralgia (dores nas articulações), manchas ou erupções na pele com pontos brancos ou vermelhos, dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas.
Caso apresente algum destes sintomas não deixe de procurar uma Unidade de Saúde, o tratamento inicial realizado de forma correta faz toda a diferença na prevenção de complicações.
Por ASCOM Guanhães/Edição Folha