O Rio Grande do Sul enfrenta o pior desastre climático de sua história e entidades têm mobilizado a sociedade civil para arrecadar doações às vítimas das chuvas. O último boletim da Defesa Civil aponta que mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas em 388 municípios do Estado.
O balanço de desalojados e desabrigados é de 203 mil pessoas, com um número ainda muito maior de moradores que estão na casa de amigos e familiares. A parcial é de 90 óbitos, mas autoridades têm destacado que os números ainda irão aumentar. Há ainda 132 pessoas desaparecidas. O governo federal reconheceu calamidade pública.
Aos interessados em ajudar, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ressaltou que é preciso ficar atento a possíveis golpes. Confira algumas formas de ajudar a população gaúcha doando em canais oficiais.
SOS Rio Grande do Sul
Doações pelo pix: CNPJ 92.958.800/0001-38
O estado gaúcho reativou o canal de doações do ano anterior para a conta SOS Rio Grande do Sul. A conta é vinculada ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Os valores repassados serão revertidos em apoio às vítimas e reconstrução da infraestrutura dos municípios.
Até o momento, o Estado arrecadou R$ 38 milhões pela SOS Rio Grande do Sul.
A Prefeitura de Porto Alegre disponibilizou uma chave pix exclusiva para doações às vítimas, bem como pontos de entrega de donativos. Os interessados em contribuir em dinheiro podem fazer o pix para o , da própria prefeitura.
Prefeitura de Porto Alegre
Doações pelo pix: CNPJ 92.963.560/0001-60
GUANHÃES
Há algumas frentes solidárias se formando na região.
Há pessoas da região arrecadando donativos para serem enviados para o Rio Grande do Sul. Você pode doar itens de higiene pessoal, roupas adulto e infantil, roupas íntimas, fraldas e absorventes. Em Guanhães, o ponto de Coleta é o Ateliê Sonia da Paz; em Sabinópolis, Unifit; em Materlândia, a Help Cel.
O Ateliê Sônia da Paz fica situado na rua Zulmira Braga de Castro, nº 26, Centro. ... O horário de funcionamento é de 08h às 11h (período da manhã); e 13h às 18h30min (período da tarde).
A primeira remessa de itens será enviada nesta quinta-feira para Belo Horizonte, e despachada para o Rio Grande do Sul no Aeroporto.
Mais informações acesse: @doersmg
Outra forma de ajuda é através do virginopolitano Ivon Colucci, que disponibilizou uma chave PIX para as pessoas doarem. Todo valor arrecadado será repassado para a guanhanese Priscylla Pimenta, que atualmente reside no Estado e está em Canoas, região mais afetada, prestando trabalho solidário às vítimas da enchente.
Chave PIX: 33998249740 – Ivon Igor da Silva Generoso
Mais informações, acesse @icolucci_
Por Folha com Informações Estadão