Na manhã desta sexta (16) o SAAE Guanhães enviou uma nota à reportagem da Folha alertando para o aumento de consumo de água que geralmente acontece durante os finais de semana. Segundo a autarquia, esse é um dos fatores que prejudica a estabilização do sistema de abastecimento em toda a cidade neste período de seca, e por isso, podem ocorrer interrupções.
“O SAAE Guanhães está fazendo um alerta e pede à comunidade que colabore e faça o consumo da água apenas para o estritamente necessário.
Caso ocorra falta de água, a orientação é que o usuário comunique ao SAAE Guanhães, através do Plantão 24 Horas: 3421-1531 ou gratuitamente pelo 0800.283.5031.”
Confira dicas para economizar!
- Lavando roupas: Só utilize a máquina de lavar quando ela estiver totalmente cheia. Com isso, a frequência de uso é menor e há menos desperdício de água e energia. Reutilize a água para lavar o quintal.
- No banheiro: Ao escovar os dentes por alguns minutos com a água escoando, são gastos 12 litros de água. Se você fechar a torneira, usar a água apenas para molhar e enxaguar a escova e reservar uma pequena quantidade para bochechar em um copo, será gasto apenas
meio litro.
- Diminua de 10 para 5 minutos no banho e economizará de 30 a 80 litros de água a cada banho.
- Não jogue lixo como absorvente, fio dental, cabelo e outros objetos no vaso sanitário. Isso contribui para aumentar o gasto de água.
- Na cozinha: Para economizar água lavando a louça, ensaboe com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta pode consumir até 120 litros de água. Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros.
- Vazamentos: Fique atento aos vazamentos em torneiras, canos e descargas do banheiro. Alguns tipos de vazamentos causam uma perda diária de 24 litros de água. O que significa cerca 720 litros de água desperdiçados por mês.
- Uso da mangueira: Use a vassoura e não a mangueira para varrer a calçada. Regue o gramado e o jardim sempre entre 6h e 8h. ou após as 19h. Isso evita o excesso de evaporação. Troque a mangueira por um regador ou borrifador.
- Para lavar o carro, a melhor dica é utilzar um balde. Com ele, você gasta apenas 20 litros de água. Já com a mangueira, são 600 litros em 30 minutos.
Por Folha com SAAE Guanhães