JANEIRO
Guanhães emite alerta máximo diante da alta proliferação do mosquito aedes aegypti
O resultado do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 em Guanhães teve um resultado preocupante: o índice de infestação foi de 3,9%, o maior que havia sido registrado na história do município. Neste mesmo período, o governo de Minas Gerais alertava sobre a possibilidade de uma nova epidemia de dengue, zika, chikungunya no estado.
A combinação de altas temperaturas e chuvas na época favoreceu a procriação do mosquito e de acordo com os resultados do monitoramento do Aedes Aegypti, quase todos os bairros de Guanhães tiveram focos positivos do mosquito.
Diante da situação a Secretaria Saúde realizou uma mobilização das equipes de PSF para identificação e notificação dos casos suspeitos de dengue e outras arboviroses e uma campanha de combate à infestação do mosquito.
FEVEREIRO
SURTO DE FEBER AMARELA: Guanhães esteve na lista de municípios em situação de emergência
Não bastasse a possibilidade de uma epidemia de dengue, zika e chikungunia, o surto de febre amarela em Minas Gerais foi outro fato que preocupou as autoridades da saúde em Guanhães. Isso por que a cidade constava na lista dos municípios em situação de emergência, divulgada pelo Governo do Estado.
Mais grave ainda, a doença estava sendo mais letal que a mesma temporada dos anos anteriores (2016/2017), considerado o pior já registrado pelo Ministério da Saúde.
Dados divulgados no dia 06 de fevereiro deste ano pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) mostraram que já havia mais de 61 mortes em decorrência da virose em seu tipo silvestre e 164 casos confirmados.
Durante o período do surto a vacina esteve disponível em todas as unidades de saúde do município para a população. Não houve casos confirmados da doença, divulgados pela Vigilância Epidemiológica em Guanhães.
MARÇO
CARNALEGRIA: Carnaval em Guanhães foi sucesso de público e animação!
Em março deste ano o Carnalegria em Guanhães foi prova de que a união faz a força. O evento foi sucesso de público e reuniu milhares de pessoas no entorno da Praça JK e da Igreja Matriz . Pessoas de todas as idades e classes sociais.
Animados, os foliões curtiram cada banda, cada música e cada ritmo que foi fiel em agradar todo tipo de público: teve sertanejo, samba, axé, marchinhas e até funk. A irreverência do Tradicional Bloco das Virgens, como sempre, abrilhantou a pista e divertiu o público na sexta-feira, e o desfile dos blocos e da Escola de Samba Vai Quem Qué mostrou a força do Carnaval na grande Avenida que foi a Rua Odilon Behrens. Fantasias lindíssimas e super criativas, feitas pelas mãos de quem trabalhou incansavelmente para que tudo isso acontecesse.
ABRIL
“EXPERIÊNCIA”: Thiago Lopes lança clipe em homenagem a guanhanense Eliana Nunes
No dia 24 de abril o cantor de 32 anos e morador de Guanhães, Thiago Lopes lançou seu terceiro clipe musical, que na época havia atingido mais de mil visualizações no YouTube.
A composição “EXPERIÊNCIA” de sua autoria, foi gravada em janeiro de 2017 e acabou sendo lançada no neste ano como uma homenagem à guanhanense Eliana Nunes, que morreu em decorrência de um câncer, doença pela qual lutou e ajudou centenas de pessoas a lutarem. Ela foi uma das participantes do clipe, que reúniu pessoas de todas as idades.
MAIO
Guanhães tem primeiro lutador de Jiu Jitsu a conquistar faixa preta na cidade
No dia 24 de maio a Folha recebeu o primeiro lutador de Jiu Jitsu a conquistar faixa preta em Guanhães, o Luciano Martins Padilha, mais conhecido como padrinho.
Luciano começou a lutar em 2002 e foi graduado faixa preta ainda no mês de maio, no dia do seu aniversário, em sua casa pelo mestre Alexandre Xuxa, do Team Alexandre Xuxa de Jiu Jitsu.
JUNHO
Campanha do Agasalho: Centenas de peças são arrecadadas e doadas para moradores carentes de Guanhães
Em junho deste ano, período das baixas temperaturas, a Folha foi parceira de uma nobre campanha, iniciativa da Liga da Alegria: a Campanha do Agasalho. A ação também contou com a participação da Klink Internet, Imperial Odonto e Médico, Regional Comunicação Visual e 1000 Festas e Cia.
Com o tema “Ser Solidário está em suas mãos”, a Campanha arrecadou centenas de doações que foram destinadas a pessoas e famílias carentes de Guanhães.
JULHO
25ª CIA PM de Guanhães é elevada a Batalhão
A 25ª Cia Independente de Polícia Militar de Guanhães foi elevada a Batalhão, por meio de um Boletim Especial da PM, n° 01/09 de julho de 2019, em seu item 8.3. A partir deste dia, Guanhães passou a sediar o 65º Batalhão de Polícia Militar, sob o comando do Ten. Cel Gilberto.
Com a elevação da 25ª Cia, as cidades subordinadas ao novo Batalhão receberam outras duas companhias: a 100ª Cia de PM IND, sediada em Guanhães sob o comando do Tenente Douglas; e a 102° Cia Ind de PM sediada no município de Peçanha.
A presença de um Batalhão da Polícia Militar era uma reivindicação antiga da comunidade regional, que amplia ainda mais a questão da segurança pública nos municípios da região.
AGOSTO
Hemocentro de Diamantina cadastra 500 voluntários de Guanhães no REDOME
No início do mês de agosto a solidariedade tomou conta de Guanhães, quando o Hemocentro de Diamantina esteve na cidade para realizar o cadastramento de doadores de medula óssea no REDOME.
Os dois dias de trabalho intenso valeram a pena: as 500 coletas previstas e autorizadas pela Central do Hemominas em Belo Horizonte foram realizadas. Centenas de pessoas ficaram sem doar pelo fato das senhas terem se esgotado.
A ideia de trazer o Hemocentro de Diamantina até Guanhães para o Cadastro de doadores no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) partiu dos moradores Roberta Andrade e Jackson Sardinha, em prol da guanhanense Anne Macedo diagnosticada com Leucemia Mieloide Aguda (LMA).
SETEMBRO
CRISE HÍDRICA: Moradores de Guanhães realizam manifestação em protesto à falta de água
A crise hídrica teve início mais cedo neste ano de 2019. No mês de junho, o SAAE Guanhães começou a divulgar notas alertando sobre uma queda significativa na produção do Manancial Ribeirão Graipú que abastece a cidade, devido ao período da seca, que ocorreu antes do esperado.
Em agosto a situação começou a ficar ainda mais crítica, quando começaram as interrupções no abastecimento. Neste período, ainda sem racionamento, o SAAE realizava manobras para tentar equilibrar o sistema e perfurações de poços artesianos para auxiliarem o processo.
No dia 11 de setembro a Autarquia divulgou o primeiro boletim de racionamento, informando que o abastecimento aconteceria em dias alternados. Desde então, moradores de diversos cantos da cidade, principalmente aqueles que residiam em áreas mais altas, começaram a lidar com uma grande falta de água que chegava a durar dias em alguns locais.
No dia 18 de setembro, houve uma manifestação em protesto à crise hídrica que ocorre no município de Guanhães há mais de quatro anos. Munidos de faixas e cartazes, os manifestantes circularam pelas ruas centrais da cidade e chegaram até a sede da Prefeitura Municipal de Guanhães, onde alguns membros do protesto foram até o Gabinete da Prefeita solicitar um posicionamento do município.
Em resposta aos manifestantes, a chefe do Executivo Municipal explicitou algumas ações que estavam sendo feitas juntamente ao SAAE - Autarquia Autônoma e responsável pelo abastecimento de água na cidade - como a realização de uma PPP - Parceria Público Privada, diante da falta de recursos, e a contratação de uma empresa especializada em poços – ITA Poços - que já estava na cidade realizando perfurações, para que o problema fosse solucionado em curto prazo.
Após saírem da Prefeitura, os moradores seguiram rumo à sede do SAAE Guanhães, e alguns também conversaram com a Presidente da Autarquia, que também falou sobre a demarcação que estava sendo feita na cidade para perfurações de poços artesianos.
A crise hídrica durou até o dia 28 de outubro, quando o SAAE decretou o fim do racionamento.
OUTUBRO
Desaparecimentos
No mês de outubro o desaparecimento de três pessoas, um homem e dois adolescentes, foi motivo de preocupação e gerou uma grande comoção social em Guanhães.
Após mais de um mês desaparecidos, no dia 23 de outubro, os adolescentes de 14 e de 13 anos, foram localizados em Lagoa Santa. Durante o sumiço dos menores, familiares, amigos e toda a comunidade se mobilizaram para encontrá-los em diversas campanhas nas redes sociais.
Os dois teriam sido vistos pela última vez no dia 17 de setembro, quando saíram para irem à Escola Estadual Altivo Coelho, onde estudavam no período da tarde, e não mais retornaram.
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar não pôde divulgar as informações sobre o que de fato teria acontecido aos meninos, pelo fato de serem menores.
Caminhoneiro
Já o homem de 44 anos, o caminhoneiro Gilmar Galdino dos Santos, sumiu na madrugada do dia 24 de setembro após deixar o Posto Guarani, em Guanhães, onde seu caminhão estava estacionado.
Na manhã do dia 30 de outubro o corpo de Gilmar foi encontrado às margens da Avenida Antônio Rosa Lima. A causa da morte não foi revelada pela polícia. Não seria possível afirmar, por exemplo, se ele teria sido vítima de um crime, ou se teria passado mal.
NOVEMBRO
Municipalização da E.E Padre Café
No dia 19 de novembro o município de Guanhães divulgou a confirmação da municipalização da E.E Padre Café. A aprovação do Governo de Minas ocorreu após uma reunião na Secretária Estadual de Educação em Belo Horizonte.
Para atender os estudantes da Escola (de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental), o município informou que iria receber o educandário centenário em Guanhães – incluindo prédio, terreno, mobiliários e demais equipamentos. Isso se daria por meio de Convênio de cessão e doação.
Outra informação divulgada foi que a Secretaria Estadual também concordou em realizar a cessão dos professores estaduais para continuarem naquela unidade de ensino, com ônus para o Governo do Estado, pelo período de um ano a partir da municipalização da Escola.
DEZEMBRO
Mais de 180 sonhos são realizados na 13° Edição do Sonho de Natal da Folha FM
Mais uma edição de sucesso do Sonho de Natal da Folha FM. Neste ano nossa produção recebeu cerca de 1200 cartinhas. Destas, 535 foram contabilizadas e mais de 200 sorteadas e lidas no ar.
As cartas não contabilizadas deixaram de fazer parte do sorteio por não conterem alguns dados imprescindíveis para o controle interno da Campanha, como endereço ou nome completo, por exemplo.
Por fim, tivemos um Natal com 186 sonhos realizados por mais de 118 parceiros que abraçaram a 13ª Edição do Sonho de Natal da Folha FM, e fizeram o Natal de várias pessoas mais feliz.
Gratidão! Não cansamos de agradecer a você, que nos confiou o seu sonho; e a você que foi nosso parceiro e caminhou conosco em prol de uma única causa: realizar sonhos.
Obrigada também a todos os ouvintes e aos parceiros que ajudaram na leitura das cartinhas.
Ano que vem tem mais!
Por Folha