O cavalo foi a óbito na manhã de sábado e o município registrou boletim de ocorrência e exigiu que o dono recolhesse o corpo do animal da via pública
Na manhã de sábado (29) o óbito de um cavalo, vítima de maus tratos, deixou moradores indignados em Guanhães. Uma cidadã contou à reportagem da Folha que o animal estava em um lote na Avenida Alberto Caldeira visivelmente debilitado.
“Ele estava com uma pata machucada, sem conseguir apoiá-la no chão, e com feridas cheias de sangue. Tive a impressão de que estava com sede. Até tentei oferecer um pouco de água, mas ele estava muito amedrontado”, contou.
Na tarde dessa segunda (01), a Prefeitura Municipal de Guanhães, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, informou que assim que soube do caso, tomou medidas para que o proprietário do animal, iniciais S. P., rapidamente o recolhesse da via e destinasse a um local adequado para enterrar. A Policia Militar foi acionada pelo secretário Matheus Marques e o boletim de ocorrência registrado.
A Prefeitura salienta que o mesmo proprietário já havia sido notificado (21/09 e 22/09) por maus tratos ao mesmo animal, que sempre se encontrava na rua sem os devidos cuidados. As cópias das notificações foram enviadas para a 2ª Promotoria de Justiça de Guanhães (em anexo), para demais providências.
A Prefeitura reitera que, como o processo licitatório para a terceirização do curral municipal ainda está em andamento, os mesmos animais ainda não podem ser recolhidos pela mesma, contudo, tem reforçado diariamente a Campanha do Disque-Denúncia e conscientizado a população quanto a soltura dos animais de grande porte pelas vias, identificação dos proprietários e envio de cópias para o MPMG para chamamento dos responsáveis e possível abertura de processos.
Qualquer denúncia de maus tratos ou animais soltos nas vias públicas pode ser feita pelo telefone: 3421-1779.
Por Folha com informações ASCOM Guanhães