Nessa terça-feira (11), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura se reuniu com a Superintendência Regional de Ensino de Guanhães para discutir a implantação do projeto do óleo sustentável nas escolas estaduais do município.
A finalidade da ação é coletar o material e destiná-lo para locais apropriados, evitando que sejam lançados no meio ambiente local, degradando as águas e/ou vegetação.
O projeto que segue modelo de outros municípios visa implantar novas formas de educação ambiental em Guanhães, e principalmente, instigar os jovens nas escolas a adotarem hábitos sustentáveis e compartilhar experiências junto a seus familiares e circulo de amizades.
Diamantina
Diamantina é um dos municípios modelos que fazem a coleta do óleo. Na última semana a reportagem da Folha noticiou que a cidade lançou o Projeto de “Olho No Óleo”, com o objetivo de inserir a conscientização da preservação ambiental com a simples atitude de separar em depósitos apropriados o óleo de cozinha utilizado em frituras.
Em Diamantina a troca funcionada da seguinte forma: o morador leva cinco ou seis litros de óleo usado acondicionado até o pronto de troca que serão trocados por dois produtos de limpeza ou por um litro novo de óleo.
Por Folha com informações ASCOM Guanhães