Nesta quarta-feira (07) a Prefeitura Municipal de Guanhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, divulgou informações sobre o andamento da vacinação contra a covid na cidade, esclarecendo algumas dúvidas recorrentes da população.
De acordo com a atualização feita na última sexta-feira (02), o município havia recebido um total de 18.284 doses, sendo que dessas, 16.305 já haviam sido administradas. O estoque nesta data era de 1.739 doses, sendo que 49% delas, correspondiam à 2ª dose, não podendo ser utilizadas para outro fim.
DOSES RECEBIDAS NESTA SEMANA
Na segunda-feira (05) o município recebeu mais uma remessa de vacinas: foram 2.140 doses – 795 referentes à Dose 1 e 1.345 à Dose 2.
As 795 doses 1 serão destinadas à vacinação da população geral com idade entre 50 e 48 anos, iniciada na terça-feira (06). As demais doses se juntarão ao estoque para serem aplicadas nos pacientes que já haviam recebido a 1ª dose. O município informou que esse intervalo é devidamente monitorado pelas equipes da Saúde da Família em parceria com a equipe técnica de Vigilância epidemiológica.
CIDADES COM VACINAÇÃO MAIS AVANÇADA
Um dos principais questionamentos da população é o fato de algumas cidades já se encontrarem em um estágio mais avançado da campanha. Confira a explicação do município, na íntegra:
“Cada município possui suas particularidades que permitem ou não passar por um grupo de forma mais rápida que os outros. Há cidades que determinados grupos prioritários são muito extensos, como as Comunidades Quilombolas, por exemplo, que é o caso que ocorreu em uma das cidades da Microrregional de Guanhães. Sendo assim, muitos indivíduos participam de mais de um grupo prioritário ao mesmo tempo, permitindo o avanço para os próximos grupos.
Vale ressaltar que, de acordo com o cronograma da vacinação da População Geral divulgado pelo Governo do Estado, em julho está sendo vacinada a população de 50 a 54 anos (Guanhães já iniciou o grupo de 48 a 50 anos); em agosto será vacinado o grupo de 35 a 49 anos; em setembro, a previsão é vacinar a população de 25 a 34 anos e, em outubro, seguir a vacinação dos indivíduos de 18 a 24 anos.”
O município se comprometeu a trazer números atualizados da vacinação ao final desta semana, mantendo a população informada sobre os avanços.
Por Folha