Os moradores da Travessa Serafim Pereira da Silva, no bairro Almas, em Guanhães, pedem atenção da gestão municipal, para uma situação séria e que vem acontecendo há algum tempo no período das chuvas. O que deveria ser um local de moradia segura transformou-se em um cenário de risco iminente à saúde. Em relatos enviados à reportagem da Folha, residentes afirmam que a falta de infraestrutura e drenagem está fazendo com que a água invada as residências, mantendo famílias presas dentro de casa.
"Água e Doenças"
Uma das moradoras relata que esta não é a primeira vez que busca ajuda. Segundo ela, o pedido por reformas na via é antigo, desde de 2023, mas a situação vem se repetindo ano após ano.
“Está difícil até para sair de casa, pois a água já está nas nossas portas. Essa água não tem por onde sair, consequentemente fica aqui por dias e semanas chegando no estado de apodrecer", afirma a moradora, preocupada com a exposição de crianças e vizinhos a doenças.
Outro relato aponta que a água já invadiu o interior das casas, impedindo a locomoção dos moradores. O perigo vai além da contaminação da água: o acúmulo de entulho e água podem levar animais perigosos para dentro do ambiente familiar.
"Estamos precisando de socorro, por favor nos ajude. Estamos com crianças em casa e está difícil pois não podemos sair. A água está invadindo nossa casa... é perigoso ter aranha, lesma e outros bichos", desabafa outra moradora.
A comunidade do Bairro Almas pede "encarecidamente" que as autoridades olhem para a situação da Travessa Serafim Pereira da Silva antes que algo mais grave aconteça. A falta de escoamento não é apenas um problema estético ou de mobilidade, é uma questão de saúde pública e dignidade humana.