Confira como anda a vacinação em Guanhães
Minas Gerais é o estado com a maior cobertura vacinal na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2021. Foram aplicadas 4.597.856 doses, o que equivale a 53,5% de cobertura do grupo prioritário. O número é maior que a média de cobertura vacinal do Brasil, que está em 42,2%. Os dados são do Ministério da Saúde, atualizados nesse domingo (04), no painel influenza.
O estado recebeu 6.885.200 doses e tem aplicado em média 54.736 vacinas por dia. A campanha começou em 12 de abril e atende a grupos considerados prioritários como crianças de seis meses a seis anos, idosos acima de 60 e diversas categorias profissionais como trabalhadores em saúde, das forças de segurança, professores, entre outros.
Em Guanhães, de acordo com as informações divulgadas pelo município e atualizadas na última sexta-feira (02), já foram vacinados 4.464 idosos, 2.407 crianças de seis meses a menores de seis anos, 793 trabalhadores da saúde, 301 professores, 276 gestantes, 252 pessoas com comorbidades, 46 puérperas e 26 indígenas.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi comunicada, pelo Ministério da Saúde, sobre a ampliação da oferta da vacina para a população geral, a partir de seis meses de idade, na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2021 a partir do dia 9 de julho.
A orientação foi dada pelo Ministério da Saúde devido à baixa adesão do público-alvo em todo o país. Até então, a campanha estava focada em idosos, crianças e grupos prioritários.
O governo federal também prorrogou a campanha enquanto durarem os estoques de vacina nos municípios. A estratégia de vacinação e as unidades de saúde em que ela ocorre são definidas pelas prefeituras.
A campanha tem como objetivo evitar complicações, hospitalizações e mortes em decorrência da influenza.
Guanhães vai aderir à disponibilização de vacinas para a população em geral a partir dos seis meses, mas de acordo com a Assessoria de Comunicação, o município aguarda as orientações oficiais e a disponibilização de doses por parte do Estado.
Por Folha com ASCOM Guanhães
Foto Ilustrativa (Reprodução Internet)