Um artigo, fruto de um trabalho de conclusão de curso de pós-graduação do IFMG/SJE, foi publicado na Revista Científica Gestão e Sustentabilidade Ambiental – RG&SA, no mês de março deste ano. O Projeto ‘Mobilização e Implantação da Coleta Seletiva no município de Guanhães’ foi feito por um grupo de alunas do curso, entre elas, a guanhanense e bióloga, Janice Soares dos Anjos.
De acordo com o artigo, a urgência de pensar em alternativas que diminuam o volume do lixo nos aterros, surgiu diante da grande geração de resíduos e do descarte irregular do lixo no meio ambiente, o que acarreta grandes impactos para o mesmo.
No trabalho, as autoras realizaram uma análise baseada em observações e vivências da implantação da coleta seletiva em Guanhães, executando um estudo de caso nas ações realizadas no município no período de 2015 a 2018. Tal estudo foi realizado por meio de entrevistas com membros da Associação dos Catadores de Material Reciclável de Guanhães- ASCAMARG - e funcionários da Prefeitura envolvidos no processo.
A principal dificuldade encontrada pelas especialistas na implementação da iniciativa foi a insuficiência da conscientização por parte da população em separar os resíduos recicláveis. “Para atingir o objetivo com o funcionamento eficaz da coleta seletiva, é necessário também, que todos os setores da prefeitura, empresas, entidades e ONGs participem efetivamente no projeto”, diz um trecho do artigo.
Para Janice, além da participação de todos os setores sociais, o mais importante para a efetividade do processo, é que todos reconheçam suas responsabilidades para a destinação final dos resíduos, compreendendo que o poder público não é o único responsável.
Confira o Artigo completo, através do link: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/…/ar…/view/6716/4340
Por Folha