O Instagram começou a testar no Brasil a ocultação do número de likes em fotos e vídeos nessa quarta-feira (17). O experimento não significa que o Instagram não terá mais curtidas e, além disso, os usuários poderão conferir a quantidade de likes de seus próprios posts, mas os seguidores não terão mais acesso a esses dados.
O tema causou discussões em toda a Internet e a reportagem da Folha fez uma postagem em sua página no Instagram, @radiofolhafm, para saber as opiniões dos internautas, que ficaram extremamente dividas. Confira algumas das respostas:
@joserogerio44: “Achei péssimo, e também não vejo motivo justificável para essa tal tomada de decisão!”
@nuziaquintao: “Agora ficarão mais concentrados nas postagens do que nas curtidas”
@livrotododialivraria: “Ótima ideia, muita gente fica obcecado por números de likes e isso acaba gerando transtornos, hoje mesmo foi assunto na TV, muitas pessoas estão em uma neura de números que adoecem. Muito bom, o que importa é o conteúdo e não o número de curtidas.”
@df010598: “Não vejo necessidade de retirar, não falaram os motivos, ficou no ar isso.”
JUSTIFICATIVA DA EMPRESA
Segundo comunicado oficial do Aplicativo, o teste do Instagram sem like é uma tentativa de diminuir o clima de competição entre os seguidores e colaborar para que as pessoas foquem mais em contar suas histórias e não apenas esperar pelas curtidas. O experimento ocorrere no aplicativo para iPhone (iOS) e celulares Android com alguns usuários da rede social. Ou seja, a nova atualização do Instagram não estará disponível para todas as contas.
O Instagram não acabou com os likes definitivamente: a função de interatividade continuará na rede social. Usuários podem curtir fotos e vídeos como desejarem, mas não terão mais acesso ao número de curtidas de outras contas. Cada perfil poderá visualizar a quantidade de likes que recebeu apenas em seus próprios posts.
Como se trata de um recurso em fase de testes, o Instagram deve analisar a recepção do experimento para descobrir se retirar likes pode realmente mudar o comportamento dos usuários. Portanto, não há garantia de que as curtidas no Instagram serão removidas para sempre.
E você o que acha do teste?