No mês de junho, a guanhanense Meiry Rodrigues participou como jurada da ExpoQueijo 2024, um evento de grande porte com visibilidade internacional, que reuniu 14 países participantes e 1.100 queijos concorrentes.
O evento, que é o maior concurso da América Latina, aconteceu entre os dias 27 e 30 de junho, em Araxá. Meiry é Tecnóloga em Alimentos e atualmente reside em Diamantina onde atua no SIMC- Serviço de Inspeção Municipal Consorciado regional Diamantina. Ela contou à reportagem da Folha que foi convidada a participar do Concurso como jurada através de um membro da equipe da SEAPA. Foram no total 200 jurados de vários órgãos de inspeção do estado.
Como colegas de bancada, Meiry teve Lucas e Gabriela do IMA Guanhães e Júlio da Emater. A guanhanense afirmou que participar de uma experiência como essa foi algo incrível: “É uma verdadeira celebração ao queijo artesanal. Principalmente o queijo Minas artesanal (QMA) que é um produto bastante produzido e consumido em todo estado e no Brasil. Fora a questão afetiva que envolve o queijo Minas artesanal, desde sua fabricação, através do pequeno produtor, até chegar a mesa do consumidor, junto a um belo cafezinho”, disse.
Sobre o Concurso
O ExpoQueijo 2024 é dividido em 4 categorias: leite de vaca, leite de cabra/ovelha, leite de búfala e mista que são aqueles queijos temperados. Há queijos casca com resina, recheados, entre outros. Meiry junto a outros três jurados analisaram 21 amostras de queijos de búfala.