Helisson Pinheiro, de 30 anos, casado com Karla Ribeiro (de Gov. Valadares), filho de Hélio da Funerária e Ivanilde, é conhecido em Guanhães por sua atuação como pastor na Igreja Presbiteriana Renovada no Bairro Nova União e como professor no Instituto Presbiteriano Gammon.
Além de projetos desenvolvidos na comunidade junto a sua esposa, como: contação de histórias em escolas públicas, Projeto música flauta doce, alfabetização para jovens e adultos, atividades recreativas na rua.
Ele viveu em Guanhães durante vários períodos: estudou na Gustavo Coelho, Odilon Behrens e Senador Francisco Nunes Coelho. Em 2012, foi para Anápolis-GO, depois mudou-se para Governador Valadares-MG e retornou a Guanhães em 2016, onde permaneceu até 2020.
Sua recente mudança para os Açores, na Ilha do Pico, Portugal, foi motivada pelo interesse histórico e familiar na região, além da oportunidade de continuar seus estudos e experimentar uma nova cultura.
Helisson decidiu empreender devido à falta de oportunidades em sua área, e através da Startup Pico - Incubadora de Empresas, desenvolveu um projeto de acompanhamento de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, tanto presencial quanto online.
Atualmente, Helisson está cursando mestrado em Ciências da Educação na Universidade do Minho, onde está iniciando um projeto relacionado à educação antirracista. Ele pretende oferecer cursos, artigos e palestras para promover uma sociedade mais democrática, justa e igualitária.
Por Folha com informações da AIPA- Associação dos Imigrantes nos Açores