Após cerca de duas semanas de recesso, nessa segunda-feira (05), milhares de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Guanhães voltaram às aulas. Porém, retomar a rotina nem sempre é uma tarefa fácil, e por isso, no caso das crianças, o auxílio dos pais é muito importante.
O ideal é ir retomando as atividades habituais alguns dias antes da volta às aulas, como o horário de acordar, das refeições e de dormir. No entanto, especialistas afirmam que algumas atitudes após a retomada da rotina também podem deixar o momento mais confortável.
- Diálogo: converse com seu filho sobre o retorno às atividades e lembre a ele dos pontos importantes e positivos destes momentos, como rever os amiguinhos, colegas e professores.
- Estabeleça rotinas: criar uma rotina para as crianças é fundamental para ajuda-las a cumprir os horários com responsabilidade. Você pode fazer um cronograma diário com todas as atividades que ela precisa cumprir no dia: horário da escola, do dever; horário de brincar, de se exercitar, de mexer no celular ou vídeo game; alimentação e horário de dormir.
– Evite atrasos! Se organize com antecedência para que a criança possa fazer tudo com tranquilidade, dentro dos horários estabelecidos. Se mora longe da escola, procure sair sempre com horário de sobra.
- Envolva a criança: peça ajuda para reorganizar os materiais escolares, o cantinho de estudo em casa e o cardápio semanal.
- Os pais ou familiares devem demonstrar segurança na hora de deixar a criança na escola, enfatizando a importância deste momento e afirmando que ao final da aula vai retornar para busca-la.
Por Folha com Portais de Notícias