Eleitores que ficaram mais de três eleições sem votar ou justificar a ausência têm até esta quarta-feira (9) para regularizar a situação.
Para ficar sem pendências com a Justiça Eleitoral, o cidadão tem que ir ao cartório eleitoral com o título de eleitor, caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação militar.
Para verificar se o seu título de eleitor está regular, basta digitar seu nome completo e sua data de nascimento diretamente na área reservada para esse fim no site tse.jus.br.
Vence também nesta quarta o prazo para regularizar outras pendências. Por exemplo, fazer o primeiro título de eleitor, transferência ou segunda via. Como informou a chefe do cartório eleitoral de Guanhães, Ana Adélia Moreira. “Lembrando que quem ainda vai se inscrever não pode vota no dia 3 de junho, na eleição para prefeito na cidade; só poderá votar quem estiver inscrito até o dia 2 de janeiro”, explicou.
Para os cidadãos que vão fazer o título pela primeira vez, os documentos necessários são:
* um documento de identidade (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento original) que comprove a nacionalidade brasileira;
* comprovante de endereço recente;
* pessoas do sexo masculino: comprovante da inscrição de quitação do serviço militar
O cartório Eleitoral de Guanhães está localizado na Avenida Alberto Caldeira, nº 20 F, Centro e atende aos eleitores de Guanhães, Senhora do Porto e Dores de Guanhães. O telefone de contato é o 3421-1004.
Por Folha com informações TRE