Nas últimas semanas a ONG Pets de Rua e Adoção Guanhães tem recebido inúmeros casos e pedidos de ajuda para cães acometidos com cinomose canina: uma doença que na maioria das vezes acaba sendo fatal.
Segundo veterinários da cidade, embora o verão não seja um período favorável ao aparecimento da doença, as chuvas intensas acabam contribuindo para a proliferação do vírus, principalmente entre os cães de rua, que ficam mais expostos e vulneráveis.
A cinomose canina é causada por um vírus transmitido pelo ar, mas os cães podem contrair a doença através de secreções nasais de outros animais doentes, fezes, urina, e outras secreções. Importante frisar que não é uma doença transmissível aos seres humanos.
Os principais sintomas se assemelham a um uma gripe intensa; o animal pode apresentar tosse, secreção ocular e nasal progredindo para dificuldade de locomoção, tremores involuntários e até mesmo convulsão. A melhor forma de combater a doença é a prevenção através da vacinação.
Outro detalhe importante é que o vírus pode ficar no ambiente até três meses, podendo ser eliminado sob o uso de desinfetantes potentes, como o cloro.
Para ajudar no tratamento dos cães que estão sob os cuidados da ONG Pets de Rua e Adoção Guanhães, doe qualquer quantia para o PIX:
31.231.986/0001-34 Sicoob.
Por Folha
Fotos: ONG Pets de Rua e Adoção Guanhães