A Secretaria de Saúde de Guanhães está realizando ações de prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero, seguindo a campanha nacional do outubro rosa. Nesta semana o Centro de Saúde do Bairro Colina Verde recebe as mulheres da área urbana de Guanhães dando orientações específicas e encaminhamento para exames. Na segunda-feira (21), foram atendidas as mulheres dos bairros Bonsucesso, Pito, Esperança, Vista Alegre que fazem parte do PSF do Pito.
Nessa terça-feira (22) o atendimento foi destinado às mulheres dos PSFs Alvorada e Centro. Hoje quarta-feira (23), o Centro de Saúde recebe as moradoras da região dos PSFs do Milô e do PSF AGRODER. Na quinta-feira (24), o Centro de Saúde recebe as mulheres da área de cobertura do PSF do Vermelho e do PSF Santa Tereza.
OUTUBRO ROSA NOS DISTRITOS
TAQUARAL
Nesta quarta-feira, dia 23 a Unidade de Saúde do distrito de Taquaral se dedica à Campanha e vai orientar as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de idade sobre a importância dos exames de rastreamento, entre eles a mamografia, a cada dois anos. As mulheres que tem mais de 25 anos de idade serão orientadas para a realização de exame de Papanicolau, regularmente. Conforme a necessidade de cada uma, será dado encaminhamento para a realização dos exames.
Todas as mulheres que estão fora da faixa etária que apresentem alterações
ou suspeita de nódulo mamário, também podem comparecer e participar da campanha.
FARIAS
Na quinta-feira será a vez da Unidade de Saúde do distrito de Farias se dedicar especialmente as mulheres orientando sobre a prevenção e diagnóstico da doença.
SAPUCAIA
As mulheres do distrito de Sapucaia serão atendidas na unidade de saúde local, durante todo o dia 29, próxima terça-feira.
CORRENTINHO
No dia 31, quinta-feira da próxima semana, a equipe da saúde vai atender as mulheres do distrito de Correntinho, na unidade de saúde local.
O principal objetivo da campanha Outubro Rosa é incentivar a prevenção primária, ajudando a reconhecer os sinais e sintomas da doença, ressaltando a importância da mulher observar o próprio corpo e se prevenir deste mal.
Por ASCOM Guanhães/Edição Folha