O que é viver com qualidade para você? Para nós, da Folha FM, como desejamos diariamente na abertura do Jornal da Folha, viver com qualidade em um determinado local significa ter acesso a uma série de quesitos essenciais, sendo alguns deles de responsabilidade do estado (gestão pública) e outros de nossa responsabilidade. São ações conjuntas que fazem de qualquer ambiente, um bom local para se viver.
Saúde, segurança, educação de qualidade bem remunerada, com transporte escolar, vagas nas creches e justiça para todos: acreditamos que estes são alguns desses quesitos. No entanto, é essencial que todos conheçam seus direitos e deveres, e por esse motivo, o GH Te Quero Bem, inicia seu primeiro quadro, falando sobre um dos assuntos mencionados acima: SAÚDE.
SAÙDE
Alguns dos Direitos do Cidadão:
O artigo 196 diz que “A saúde é direito de todos e dever do Estado.
- Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde;
- Ao tratamento adequado e efetivo para seu problema;
- Ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação;
- E ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.
Alguns dos deveres do Cidadão:
Todo cidadão também tem de ter responsabilidades para manter sua saúde de forma adequada:
• Ficar atento às orientações e campanhas de prevenção realizadas pelo governo e fazer o que lhe cabe;
• Manter os cartões vacinais próprios, de seus filhos e animais domésticos em dia;
• Manter o ambiente em que vive e aquele que é de sua propriedade, limpo e livre de possíveis agentes transmissores de doenças;
• Se informar sobre quais locais de atendimento deve se dirigir em cada caso ou situação.
• Se informar, conhecer e exigir seus direitos.
DÚVIDA FREQUENTE
Gripe, mal-estar, torções, fraturas ou acidentes. A hesitação entre escolher um posto de saúde ou um hospital é comum entre os usuários do sistema de saúde e acaba, inclusive, provocando filas desnecessárias e ocupando profissionais que poderiam estar cuidando de outras enfermidades. Por isso a reportagem da Folha vem esclarecer a diferença entre eles.
Quando devo me dirigir ao Hospital?
O Hospital é a unidade que possui mais recursos tecnológicos de intervenção. Funciona diariamente 24 horas e nos fins de semana. Sua utilização é adequada em situações de risco à vida, acidentes graves envolvendo, principalmente, ortopedia e neurocirurgia, ou seja, em casos de alta complexidade e emergência, ou de encaminhamentos pelos postos de saúde ou ambulâncias.
Quando devo me dirigir a um Posto de Saúde (PSF)?
O Posto de saúde é a unidade de atenção básica, a porta de entrada do SUS, onde são realizados exames, consultas e acompanhamento médico, além de entrega de remédios e aplicação de vacinas. Quando necessário, a própria unidade solicita a outros serviços de saúde o encaminhamento do paciente.
Sua utilização é adequada em situações como: traumas leves, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, entre outros.
Por Folha com informações Portais de Notícias