Os fiéis das paróquias São Miguel e Almas e Nossa Senhora Aparecida, em Guanhães, São João Evangelista, e de Santo Antônio em Coluna além de outras paróquias da região, se despediram de Pe. Saint Clair Ferreira Filho, que faleceu na madrugada nesse sábado (08), na Casa Paroquial de São João Evangelista, vítima de um câncer.
O velório de Padre Saint Clair acompanhado de celebrações eucarísticas aconteceu em tres momentos: em Guanhães às 10h, na catedral, em São João Evangelista às 13h e em Coluna às 17h. O sepultamento do padre aconteceu em sua cidade natal após a missa.
Em nota o Administrador Apostólico da Diocese de Guanhães, Dom Darci expressou seu pesar divulgado em nota que reproduzimos agora na íntegra:
“ Caríssimos padres, familiares do Pe. Saint-Clair Ferreira Filho, amado Povo de Deus da Diocese de Guanhães, minha saudação em Cristo ressuscitado.
Nosso irmão na Fé e no sacerdócio, Pe. Saint-Clair, repousou em Deus. Após longa enfermidade, dando-nos grande exemplo de resignação, retornou à Casa do Pai nas primeiras horas deste dia.
Combateu o bom combate e perseverou! Agora, ele repousa nos braços do Senhor que o amou e escolheu para si como seu ministro!
Estejamos todos juntou nesta hora, como família Presbiteral, para fazer do Pe. Saint-Clair uma oferenda agradável a Deus e manifestar nossa Fé na ressurreição: o Senhor no-lo deu, o Senhor no-lo tirou… Bendito seja o nome do Senhor!
Estando eu distante e impossibilitado de participar das exéquias, uno-me a todos em oração. Meu abraço e minha benção a todos, especialmente aos familiares!
Descanse em paz Pe. Saint-Clair, seja intercessor por nós e pela nossa querida Igreja de Guanhães junto ao Pai do céu!
Que assim seja, amém!”
Sobre o Pe. Saint Clair
Pe. Saint-Clair Ferreira Filho, nasceu na cidade de Coluna, em 31 de outubro de 1955 e foi ordenado em 15 de julho de 1989, também em Coluna.
Em 1990 assumiu a paróquia São Miguel e Almas, em Guanhães com a renúncia de Dom Felipe onde exerceu a função de Coordenador de Pastoral e Ecônomo da Diocese, sendo também Pároco de Guanhães. Logo após, se tornou vigário paroquial em São Pedro do Suaçuí e administrador paroquial de São José da Safira. Em 1995 foi administrador paroquial de Joanésia.
Em 24 de dezembro de 1998 foi nomeado vigário geral por Dom Emanuel Messias de Oliveira. Em 2003 foi pároco das paróquias Santa Maria Eterna, de Santa Maria do Suaçuí, e Nossa Senhora do Carmo, de Virginópolis. Voltou para ser pároco da paróquia São Miguel e Almas em 2005 e, ainda neste ano, foi administrador paroquial em Divinolândia de Minas. A partir de 2014 se tornou o pároco da cidade de São João Evangelista.
Atualmente o Pe. tinha 63 anos de idade e 29 de sacerdócio, era Chanceler da Cúria Diocesana e faleceu vítima de um câncer, doença pela qual lutou bravamente por um longo período.
Por Folha com informações Diocese de Guanhães