Pela segunda vez consecutiva a estudante Maria Clara Ávila Malaquias, 10 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Levindo Pinto de Oliveira, em Conceição do Mato Dentro, teve a sua redação escolhida pelo projeto “Ler é Bom – Experimente”, do escritor Laé de Souza. O concurso tem a participação de escolas de todo o país.
Em 2017, o texto de Maria Clara foi um dos 43 selecionados. Este ano, foram escolhidas 50 redações e, mais uma vez, a pequena escritora conceicionense foi selecionada. “Ler é o que mais gosto de fazer”, diz Maria Clara, que gastou as economias do cofrinho para comprar a coleção completa do “Harry Potter” e exibe com orgulho seus cadernos cheios de histórias e poemas.
O tema deste ano do projeto “Ler é Bom – Experimente”, para os alunos do 1º ao 5º anos, foi “Nick e Bia na floresta encantada”. Após a leitura desse livro, os estudantes deveriam fazer uma redação.
A homenagem aos alunos que tiveram as redações escolhidas no projeto “Ler é Bom – Experimente” vai acontecer na Bahia no dia 24 de setembro.
PROJETO DE LEITURA
O Projeto de Leitura Laé de Souza tem o objetivo incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos jovens. Desenvolvido em escolas estaduais e municipais em todo o Brasil, o projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura desde 2000.
A unidade escolar participante recebe de 38 a 114 exemplares de uma das obras de Laé de Souza. O projeto contempla dois módulos: um para alunos do 3º ao 5º anos do ensino fundamental e outro para estudantes do 6º ao 9º ano.
De março a julho, o projeto é desenvolvido com os alunos. A última etapa é a redação. São escolhidas até três por módulos por escola para envio para a coordenação do projeto. Ao final das atividades, são selecionados os melhores textos produzidos pelos alunos participantes para compor uma coletânea editada anualmente.
Por ASCOM CMD/Edição Folha