Pessoas que desejam transferir o título e eleitores que necessitam regularizar a situação eleitoral, têm até esta quarta-feira, 8 de maio, para realizar esses procedimentos. Eleitores de Guanhães ou cidades que pertençam à - 121ªZE/Guanhães – devem comparecer ao Cartório Eleitoral, Av. Alberto Caldeira 20, Fundos/Centro Guanhães – de 11h às 18h, munidos dos seguintes documentos:
- Documento oficial de identidade;
- Documento que comprove a alteração do dado pessoal a ser atualizado (exemplo: certidão de casamento ou averbação de divórcio);
- Comprovante de quitação ou dispensa do serviço militar para homens que solicitarem atendimento no ano em que completam 19 anos.
- Comprovante de endereço
(Conta de água, luz, telefone, internet, boleto bancário, declaração de matrícula de filho na escola ou creche, contracheque, contrato de aluguel, cartão de da família do posto de saúde, ou declaração do Posto de Saúde, que consulta pelo menos 3 meses no município - carimbada e assinada)
Na hipótese de ser a prova de domicílio feita mediante a apresentação de contas de consumo de luz, água ou telefone, nota fiscal ou envelopes de correspondência, estes devem ter sido
emitidos/expedidos:
1) Para os casos de *ALISTAMENTO ou REVISÃO: nos últimos 12 meses anteriores ao preenchimento do RAE;*
2) Para os casos de *TRANSFERÊNCIA*: entre *três e seis meses antes do preenchimento do ERA
Para solicitar a transferência do título, é necessário que tenha passado pelo menos um ano da inscrição ou da última transferência; e que o eleitor tenha vínculo mínimo de três meses no novo endereço.
PRIMEIRO TÍTULO DE ELEITOR
O procedimento de alistamento eleitoral pode ser feito pela internet, por meio do sistema autoatendimento TítuloNet. Após o envio da solicitação, a emissão do documento pode ser acompanhada pela internet.
Em outubro, as eleições serão para escolher os representantes que ocuparão pelos próximos quatro anos os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos municípios.
O VOTO
Qualquer brasileira ou brasileiro acima de 16 anos tem o direito de votar e participar do processo de escolha de seus representantes. Para os menores de 18 anos, o voto é facultativo, assim como para idosos com idade acima de 70 anos.
Vale lembrar que adolescentes de 15 anos que completam 16 anos até 6 de outubro, a data do primeiro turno das eleições deste ano, já podem solicitar a primeira via do título. Ao completar 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório e, se não tiver o título ou não comparecer às urnas, o cidadão pode ter problemas para emitir outros documentos, como passaporte, CPF, e até mesmo para se matricular em instituições de ensino.
Fonte: 121ª ZE Guanhães