Na manhã desta segunda-feira (28) o SAAE Guanhães confirmou a informação que circula pelas redes sociais: há possibilidade de faltar água em Guanhães se não houver economia.
De acordo com o vice-presidente da autarquia, Ramon Pires, o manancial de capacitação do SAAE está baixo por conta da falta das chuvas e a população deve ficar atenta e tentar reduzir ao máximo o consumo.
“O momento é crítico. Há muito tempo não chove e quando as temperaturas começam a subir, o consumo também se eleva. Por isso os moradores devem evitar o desperdício para não faltar água.”
Moradores de alguns bairros já notaram a falta de água em determinados horários do dia, e, segundo Ramon, isso já é conseqüência da situação.
“Tudo vai depender do consumo de cada bairro. Pode sim ocorrer a falta de água em determinados lugares, principalmente, se muitos moradores estiverem fazendo uso da água ao mesmo tempo”, disse.
Confira algumas ações simples que evitam o desperdício:
- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.
- Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
- Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.
- Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.