Após dois anos sem o tradicional Desfile do Sete de Setembro, a celebração ocorreu na manhã dessa quarta-feira em Guanhães e contou com a presença massiva dos moradores, que prestigiaram em peso a cerimônia. Milhares de pessoas estiveram presentes na Avenida Alberto Caldeira, entre autoridades, alunos, educadores e membros da comunidade. O tema deste ano foi: Guanhães – Conhecer para Pertencer.
Após a fala de algumas autoridades municipais, houve o hasteamento das bandeiras, com a participação da Prefeita Dorinha; do Subtenente Cassiano, Chefe de Instrução do TG 04-012; e do Comandante da 100º Cia da Polícia Militar, Major Conrado, representando o 65º BPM.
Na sequência, o Mestre Conselheiro do Capítulo DeMolay Pioneiros do Nordeste, Arthur Carvalho, falou um pouco sobre o patriotismo, um dos pilares da Ordem Demolay. Em seguida houve a execução do Hino de Guanhães pelos músicos Lucimar Pinto, Robertinho e Messias Casulo.
Como é feito tradicionalmente, os atiradores do Tiro de Guerra abriram e fecharam o desfile, que também contou com a participação das escolas de Guanhães e outras entidades, que ao som das fanfarras percorreram toda a extensão da Avenida.
Em seus pelotões, as escolas abordaram mais da cultura, da arte, e da história de Guanhães. Um movimento inclusivo e cheio de menções das riquezas materiais e imateriais desta terra.