A orientação é da Vigilância em Saúde de Guanhães
Moradores que apresentarem quaisquer dos sintomas indicativos para a COVID-19, por mais leves que sejam, devem se dirigir o quanto antes às suas Unidades de Saúde de referência, ou após às 17h, ao PSF Central, ao lado do Salão de Velório da Univida, que fica aberto até às 21h. A orientação é da Coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Elaine Carneiro.
Sintomas como febre ou sensação de febre, dor de cabeça, dor de garganta tosse, coriza, perda gustativa ou olfativa, podem configurar um caso suspeito. Por esse motivo, os pacientes devem procurar atendimento médico precocemente, para que sejam devidamente avaliados, notificados e testados, se forem casos suspeitos de COVID-19.
De acordo com Elaine, o RTPCR é o teste padrão para ser usado na fase aguda da doença. Ele está acessível a todos os usuários que buscarem por atendimento médico precoce e que se configurarem como casos suspeitos.
A partir da identificação dos casos suspeitos, as equipes de saúde da família vão identificar a rede de contatos próximos do paciente para que sejam orientados os devidos isolamentos; os casos por dez dias, a partir do início dos sintomas (período de risco para a transmissão da doença), e contatos próximos, por 14 dias.
Importante reforçar que as medidas de segurança devem ser ainda maiores neste período: uso de máscaras, higienização constante das mãos com água e são ou álcool gel e distanciamento social.
Segundo a coordenação de Vigilância em Saúde, a população colabora muito para a contenção da doença, quando ela respeita a orientação de isolamento prescrita pelo médico responsável pelo atendimento.
A coordenadora Elaine Carneiro, finaliza fazendo um apelo para que as pessoas colaborem, cumprindo a orientação de isolamento, medida essencial para a contenção da doença neste momento crítico da pandemia.
“Apesar de estarmos todos cansados, este não é o momento para pensarmos em desmobilização. É preciso que todos nós, por nós e por todos, nos mantenhamos conscientes e mobilizados para que a gente consiga passar por esse período crítico da melhor forma possível. O meu pedido é que cada cidadão guanhanense se torne um vigilante deste momento, se junte à esquipe dos profissionais de saúde, porque se trata de um pacto coletivo: porque será um por todos, todos por um”, finaliza a Coordenadora Elaine Carneiro.
Imagem Ilustrativa: Reprodução Internet