Dia 29 de fevereiro é a data confirmada para a nova visita do Hemocentro de Diamantina a Guanhães. Como em agosto do ano passado, o objetivo da ação é cadastrar possíveis doadores de medula óssea no REDOME - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
A iniciativa é de Scarlatt Macedo irmã da guanhanense Anne Macedo, que faleceu no dia 15 de janeiro, vítima de Leucemia Mielóide Aguda; e outros dois amigos da família e engajados na causa: Jackson Sardinha e Roberta Andrade.
O Transplante de Medula Óssea é a única alternativa de cura para milhares de pacientes diagnosticados com doenças do sangue, inclusive a Leucemia, como foi o caso de Anne. Ela chegou a encontrar doadores compatíveis, e estava prestes a fazer o transplante, mas em razão de uma grave infecção, não resistiu ao processo.
No ano passado, a visita do Hemocentro mobilizou toda a cidade realizando todas as 500 coletas autorizadas pelo Central em Belo Horizonte. Desta vez, 200 amostras estarão disponíveis.
Os cadastros serão feitos no Espaço Ell’as, a partir das 08h. Não é necessário se inscrever previamente. Após preencher uma ficha com informações pessoais e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido, será retirada uma pequena amostra de sangue do voluntário para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA), que identificará a característica genética do doador. As informações genéticas, bem como os dados cadastrais, são enviadas para o registro do Redome. A partir de então, as informações passam a ser constantemente cruzadas com as de quem precisa de transplante.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 98437- 9170
Por Folha