Em lembrança ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, realizou na última quinta-feira (13), na Praça JK, um evento alusivo à data.
Com o tema “Violetas contra a Violência”, o momento foi marcado pela participação do advogado, Dr. Fabiano, que abordou os direitos da terceira idade e da Presidente do Conselho, Fernanda Leal, que reforçou a importância dos idosos conhecerem e exigirem os seus direitos e de poderem descansar, se cuidar e participarem de atividades como as ofertadas pelo município, entre elas, dança sênior, artesanato, forró, teatro.
O dia ainda contou com leitura de um texto autoral de uma das idosas participantes, além de apresentações de dança e caminhada, encerrando com uma blitz educativa.
O dia 15 de junho marca anualmente o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não a aceitar como normal.
Você pode agir. Proteja os Idosos. Diga não a violência, denuncie! Disque 100
Por ASCOM Guanhães