A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.
De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.
O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.
Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal.
Em Guanhães de acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, o Dia D será realizado no último dia da campanha, sábado (30), quando todas as Unidades Básicas de Saúde do município ficarão abertas de 7h30min às 16h.
Ainda segundo a pasta, neste ano em Guanhães, 443 crianças foram imunizadas com a dose 1 (bebês de 12 meses) e 458 crianças foram vacinadas com a dose 2 (bebês de 15 meses). Já no período da primeira etapa da campanha, 117 crianças receberam a dose zero (bebês de 6 a 11 meses).
Importante ressaltar que apesar do período específico de campanha, não é necessário aguardar as datas da mobilização nacional para ser vacinado. A vacina contra o sarampo está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde.
Por Folha com Informações Agência Brasil