O Programa de Eficiência Energética da Cemig concluiu ações em duas comunidades de Guanhães, com o objetivo de levar orientações sobre o uso correto e sustentável da energia elétrica e promover a modernização de equipamentos como lâmpadas, chuveiros e geladeiras. Ao todo, o projeto vai atender 200 comunidades quilombolas e indígenas do estado e beneficiar diretamente mais de 17 mil famílias com investimentos superiores a R$ 5 milhões.
Em Guanhães, as famílias das comunidades de Barreiras e Aricanga receberam visitas dos técnicos. Como forma de ajustar as ações em função da pandemia, parte das instruções sobre eficiência energética e agricultura familiar, que antes eram feitas presencialmente, passaram a ser feitas por vídeos produzidos para envio via WhatsApp e material impresso. Só nas duas comunidades, foram substituídas mais de 600 lâmpadas, 4 geladeiras e 14 chuveiros.
Segundo o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, a inciativa chega com o propósito de expandir as ações já realizadas pela companhia, proporcionando sustentabilidade também a grupos sociais que atuam na preservação de uma riqueza cultural histórica. “Levar eficiência energética a comunidades que têm uma ligação forte com o meio ambiente é um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de transmitir tecnologias que contribuem para a qualidade de vida dessas pessoas”, afirma Queiroz.
PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
O Governo de Minas e a Cemig realizam o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, que é responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.
Desde 2017 a Cemig vem investindo na cidade de Guanhães, como a atuação junto a instituição de Longa Permanência de Idosos São Vicente de Paula, que recebeu o projeto de instalação de aquecimento solar no local.
Outra iniciativa foi o “Conexão Educar”, realizado para capacitar professores de nove escolas estaduais da cidade. O Hospital Regional Imaculada Conceição recebeu uma nova autoclave, teve as lâmpadas substituídas por lâmpadas de LED e receberá ainda em 2021 uma usina fotovoltaica de 75 kWp. Desta forma, só com os programas do PEE, a Cemig está investindo em Guanhães mais R$ 428 mil.
Por ASCOM Cemig/Edição Folha
Foto: ASCOM Cemig