Começa na próxima segunda-feira (03), a Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal em Guanhães. Neste ano, a meta é vacinar 8.193 cães e 1.302 gatos no município. E para o bom desempenho da campanha, o serviço de Vigilância em Saúde do município conta com a colaboração de toda população da seguinte forma:
• Na zona rural a vacinação é realizada de casa a casa, por isso, é muito importante que cães e gatos sejam presos no dia da vacinação, para facilitar para os vacinadores e garantir que os animais não fiquem sem receber a vacina.
• Nos povoados tem pontos estratégicos já definidos, nestes os donos de animais devem levá-los aos pontos para vacinação.
• Na zona urbana os pontos de vacinação estão descritos no cronograma abaixo, desta forma, os donos de cães e gatos devem levá-los no ponto de melhor acesso para vacinação.
É fundamental que todos os animais sejam levados para imunização, já que a raiva pode ser fatal tanto para os cães e gatos quanto para os humanos. Para o serviço público a vacina é indicada para animais a partir de 3 meses de idade e não há contra-indicação para fêmeas grávidas. A vacina é segura, não oferece riscos e tem validade de um ano.
Sobre a doença
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.
Como a raiva é transmitida?
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
Como prevenir a raiva?
No caso de agressão por parte de algum animal, a assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível. Quanto ao ferimento, deve-se lavar abundantemente com água e sabão e aplicar produto antisséptico.
A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.
Deve-se sempre evitar se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo.
Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.
Confira o cronograma de vacinação completo na fanpage da Folha: facebook.com/folhadeguanhaes
Por ASCOM Guanhães