A campanha de vacinação contra a raiva animal destinada a cães e gatos chegou ao fim. Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica do município, mais de nove mil animais foram imunizados contra a doença.
De acordo com a pasta, a meta era vacinar 7.576 cães e 1.243 gatos. Um balanço realizado ao final da campanha apontou que receberam a dose, 8.193 cães com cobertura de 108,14% e 1.302 gatos com cobertura de 104,75%.
A Campanha contra a raiva animal foi encerrada, mas a Vigilância alerta que todo e qualquer acidente com mordedura, arranhadura e lambedura de cães e gatos, outros animais domésticos, de interesse econômico ou de produção (bovinos, eqüinos), ou mesmo animais silvestres, deve ser avaliado pela equipe de saúde para verificar a necessidade de vacinação como forma de prevenção (profilaxia) da raiva humana.
O setor solicita ainda que diante de casos suspeitos de raiva animal, o serviço de vigilância ou o IMA (no caso de animais de grande porte) sejam acionados imediatamente. Telefone da VE: 3421-2103.
Por Folha
Foto: Reprodução Internet