Por meio de uma nota, o SAAE Guanhães informou que foi iniciada na tarde dessa quarta-feira (30), uma etapa do processo de desenvolvimento do poço artesiano perfurado no Bairro Santa Tereza, para posterior análise da qualidade da água produzida.
Segundo a Autarquia, esta etapa exige que o poço esteja bombeando água até a estabilização dos parâmetros de análise, portanto, os moradores não devem se preocupar, no que tange à questão do desperdício.
Entretanto, o SAAE ressalta que esta água não pode ser consumida, pois não possui ainda análise técnica de sua qualidade e potabilidade.
O que é um Poço Artesiano?
O poço artesiano é perfurado com diâmetro pequeno, grande profundidade e um detalhe importante: a água jorra do solo naturalmente, porque sua própria pressão basta para levá-la à superfície.
O método retira a água dos arquíferos, que são reservas de água subterrânea formadas pela água que se infiltra no solo e nos espaços entre as rochas. A medida que a água caminha pelas rochas e sedimentos, vai sendo filtrada e se torna cada vez mais limpa. Dessa forma a água que jorra dos poços artesianos geralmente está protegida da contaminação e na maioria dos casos não é necessário que haja tratamento para o consumo.
Por Folha com informações SAAE Guanhães