Nesta segunda-feira, 1º de outubro, comemora-se o Dia do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. Essa data marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor. A criação do estatuto estabeleceu os direitos dos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.
Em celebração ao dia, a equipe do EDUC-ESSÊNCIA realizou um momento de interação social junto ao pedagogo gerontólogo Alyson Nascimento na Praça Néria Coelho Guimarães, com o objetivo de reforçar a importância da proteção a esse público e a reavaliação das atitudes com relação aos idosos.
O momento também marcou o início do Outubro Rosa, por isso, flores com frases da campanha e um mimo foram entregues a todos os servidores e também a quem passavam pela Praça Néria Coelho Guimarães. As flores foram “plantadas” na Praça e regadas com gratidão e esperança.
Na ocasião, Alyson convidou a todos para se abraçarem e reforçou a dádiva que é o envelhecimento: “Todos podem ser felizes com a idade que têm. Envelhecer é viver. Todo dia que você vive, é um dia que você envelhece e para que seja possível envelhecer, é necessário que você viva e viva muito”, disse.
O Projeto EDUC-ESSÊNCIA é realizado pela Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Polícia Militar, e é destinado a terceira idade e a todos que querem envelhecer com saúde e qualidade, com o objetivo de valorizar a idade que se tem.
Por Folha