No final deste mês de julho, a jovem quilombola Mileny Simões Silva, natural de Sabinópolis, participou do I Encontro das Licenciaturas em Educação Escolar Quilombola, em Minas Novas – MG.
O evento, realizado entre os dias 21 e 24, foi destinado a promover um intenso debate e construção coletiva em torno do tema “Educação, Resistência e Territórios Quilombolas: chão que ensina, escola que germina.”
Mileny, que tem apenas 16 anos, e é líder comunitária da Comunidade Barra Santo Antônio, em Sabinópolis, esteve presente no Lançamento da Política de Educação Quilombola, onde compôs mesa com o Presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva.
A estudante se dirigiu à Minas Novas representando a CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas - um movimento social que representa os interesses das comunidades quilombolas no Brasil, lutando pela garantia de seus direitos territoriais, pela implementação de políticas públicas e pela promoção da igualdade.
O encontro reuniu cerca de duzentas pessoas entre lideranças do movimento quilombola, mestres e mestras dos saberes, educadores, estudantes, pesquisadores e representantes de instituições públicas.