A 13ª edição do Concurso Nacional Abracopel de Redação, Desenho e Vídeo está em andamento e segue até o dia 1 de julho, promovendo a conscientização sobre os perigos dos acidentes elétricos entre crianças e adolescentes. Organizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o concurso busca criar multiplicadores que disseminem conhecimento sobre segurança elétrica na sociedade.
Podem participar alunos de instituições públicas e privadas, com idades entre 6 e 18 anos, matriculados regularmente. O tema deste ano é "Eletricidade com Segurança", incentivando os jovens a refletirem e expressarem suas ideias por meio de redações, desenhos ou vídeos.
No ano passado, o concurso atraiu 13.721 participantes de 324 escolas, abrangendo 20 estados brasileiros. A Cemig, representada por Lauro Cesar Cota, técnico de Segurança, enfatiza a parceria contínua com a Abracopel como essencial para educar a sociedade sobre o uso seguro da energia elétrica. Ele destaca a importância de envolver crianças e jovens desde cedo para que compreendam e gerenciem os riscos associados à eletricidade, visando um futuro com menos acidentes e impactos sociais negativos.
Os vencedores de cada categoria serão agraciados da seguinte forma:
- Primeiro Lugar: Tablet, troféu e certificado impresso para o aluno, professor e escola.
- Segundo ao Vigésimo Lugares: Medalhas de menção honrosa e certificados online para alunos e professores; certificado online para as escolas.
Para mais informações sobre o concurso, inscrições e detalhes adicionais, visite o site oficial da Abracopel. A iniciativa não só promove a educação sobre segurança elétrica, mas também estimula o envolvimento ativo de jovens na construção de um ambiente mais seguro e consciente.
Por Agência Minas/ Edição Folha