O programa Farmácia Popular do Brasil segue garantindo mais acesso à saúde para a população ao disponibilizar 41 itens gratuitos em farmácias credenciadas em todo o país. A iniciativa contempla medicamentos para o tratamento de diversas doenças, além de itens essenciais, promovendo mais dignidade e economia para as famílias brasileiras.
Entre os itens gratuitos estão medicamentos para asma, diabetes, hipertensão, rinite, glaucoma, osteoporose, colesterol alto e doença de Parkinson. O programa também assegura a distribuição de fraldas geriátricas para pessoas com incontinência urinária e absorventes higiênicos, dentro da política de dignidade menstrual.
Para retirar os medicamentos ou itens, basta o cidadão comparecer a uma farmácia credenciada apresentando documento de identificação com foto, CPF e receita médica válida, que pode ser tanto do SUS quanto da rede particular.
No caso da rinite, por exemplo, estão disponíveis medicamentos como budesonida em diferentes dosagens e dipropionato de beclometasona. Já para hipertensão, a lista inclui remédios como atenolol, losartana, captopril, hidroclorotiazida, entre outros. O tratamento da diabetes conta com metformina, insulina humana, glibenclamida e outros fármacos, enquanto pacientes com asma têm acesso a medicamentos como salbutamol e brometo de ipratrópio.
O Farmácia Popular é uma política pública do Governo Federal que tem como objetivo ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais. Ao oferecer itens gratuitos em farmácias credenciadas, o programa contribui para a continuidade dos tratamentos, ajuda a reduzir os custos com saúde das famílias e fortalece a rede de atenção básica em todo o país. (Por Folha com informações do GOV)