A prefeitura de Sabinópolis recebe de volta nesta terça-feira, 24 de abril, o prefeito Geraldo dos Santos Pires, afastado pela justiça por improbidade administrativa no dia 10 de fevereiro deste ano, a pedido do Ministério Público.
Além do prefeito, foram afastados o Secretário de Administração, Alenir Eustáquio Fernandes, e a Procuradora Geral, Geralda Mourão de Aguiar, mas estes não retornaram.
Segundo informações do promotor de justiça Márcio Kakumoto, autor da denúncia, a liberação para Geraldo dos Santos retornar ao cargo aconteceu perante recurso apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Os três são investigados por improbidade administrativa e teriam montado fraudulentamente uma licitação para “legalizar” o pagamento de um conserto do motor de uma patrol.
Segundo a acusação, o prefeito e os outros dois envolvidos determinaram o conserto do motor, e, quando ele já estava pronto, montaram uma licitação para que pudessem pagar pelo serviço prestado. Posteriormente, quando o Ministério Público requisitou cópias do processo licitatório, os requeridos substituíram documentos do processo e coagiram funcionários públicos a assinarem a licitação, tendo, inclusive, invadido salas de trabalho de alguns deles. Tudo com a finalidade de forjar a licitação e tentar demonstrar para o Promotor de Justiça que não havia irregularidades.
Exoneração
A servidora afastada, Geralda Mourão, foi exonerada do cargo de procuradora geral, pela prefeitura no dia 22 de março. Também foram exonerados o secretário de Agropecuária, Frank Mourão Barroso e a primeira dama e secretaria de Educação e Gestão Escolar, Vilma Braga Pires.
Por Samira Cunha