Os mesários das eleições municipais 2012 que irão atuar nas sessões de Guanhães passaram por treinamento na manhã desta terça e quarta-feira. O trabalho envolve cerca de 250 pessoas, entre secretários, presidentes e ocupantes das demais funções exigidas para o dia de votação.
O treinamento aconteceu no plenário da Câmara Municipal e teve abertura com o Juiz Eleitoral, Arnoldo Assis Ribeiro Júnior que enfatizou a importância do processo eleitoral municipal. “Podemos comparar as eleições municipais com a copa do mundo”, se referindo às expectativas já que nessa eleição, os eleitores estão mais próximos de seus candidatos, diferente do que acontece nos anos em que são escolhidos presidente, governador, senador e deputados.
Arnoldo Assis Ribeiro Júnior, Juiz Eleitoral
As orientações práticas foram passadas pelos representantes da 121ª Zona Eleitoral de Guanhães, Ana Adélia Moreira Soares, Chefe de Cartório, e Sérgio Luiz Rocha, Técnico judiciário. Foi enfatizada a importância da participação dos mesários, peças fundamentais para que os eleitores exerçam com dignidade seu direito de cidadania.
Sérgio Luiz Rocha, Técnico judiciário
Os convocados foram orientados sobre como proceder no atendimento ao eleitor, sobre os transtornos às vezes gerados por crimes eleitorais dentro das sessões e quanto ao uso das urnas eletrônicas.
As 123 urnas de votação da 121ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Guanhães, Dores de Guanhães e Senhora do Porto, chegaram em agosto. Do total de urnas, cinco são de contingência, 18 são de Dores de Guanhães, 11 de Senhora do Porto e 80 serão distribuídas nas sessões de Guanhães.
Por Samira Cunha