A PM recebeu uma denúncia sobre extração mineral ilegal. No local denunciado, a PM flagrou uma atividade de extração mineral de cristal (Quartzo). A área total do empreendimento é de 35 hectares sendo que em cinco hectares desta área, houve intervenção em área de preservação permanente com a construção de uma estrada de acesso à extração.
A atividade garimpeira estava sendo realizada com a utilização de um compressor. Ainda havia dois motores no local, mas não estavam em funcionamento no momento da abordagem.
Além disso, segundo a PM, foram encontrados nas proximidades da lavra e dentro de uma sacola plástica: 11 metros de cordel detonante, seis bananas de dinamite, 17 espoletes marca e 2 Kg de adubo (material que em mistura com óleo combustível é utilizado como explosivo).
Foi lavrado em desfavor do autor, dois Autos de Infração SEMAD/IEF no valor total de R$3.743,37. Os maquinários utilizados no empreendimento, demais materiais e explosivos encontrados foram apreendido. Os militares providenciaram a suspensão das atividades de lavra ilegais e a intervenção em área de preservação permanente.
Um homem foi preso em flagrante delito e conduzido até a Delegacia de Polícia de Diamantina.